Realizado encontro do Programa Aprimora CIJ na Comarca de Passo Fundo
A Comarca de Passo Fundo recebeu, na terça-feira , mais uma edição do projeto "Aprimora CIJ". A iniciativa da Coordenadoria da Infância e Juventude do Judiciário do Rio Grande do Sul tem como objetivo fortalecer as relações intra e extrainstitucionais, no âmbito do Poder Judiciário, com os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos. O evento contou com a participação de representantes de 54 municípios.
O Aprimora CIJ se pide em dois momentos. Pela manhã, o "Projeto Diálogos Emergentes" abordou temáticas relativas ao cenário da jurisdição da infância e da juventude, promovendo a interlocução entre o Poder Judiciário e os demais representantes do Sistema de Garantia de Direitos. A pauta incluiu temas como acolhimento familiar, supervisão especializada e entrega voluntária de bebês, e foi realizada no auditório da Faculdade Atitus.
No turno seguinte, por meio do "Projeto Diálogos Permanentes", os participantes avaliaram demandas pertinentes aos processos de trabalho relacionados à matéria, visando o aprimoramento de magistrados, servidores e equipes técnicas. O encontro, que contou com a participação de representantes de 23 comarcas, ocorreu no Salão do Júri do Foro da Comarca de Passo Fundo, com a recepção da Banda Liberdade, composta por adolescentes do Sistema Socioeducativo em parceria com o Instituto Libertarte.
A participação no seminário foi condicionada à doação de um livro novo ou seminovo de literatura infantojuvenil. Nesta edição do Aprimora CIJ, foram arrecadados mais de 600 livros, que serão doados aos nove serviços de acolhimento presentes no evento.
Estiveram presentes no evento profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, atuantes nas áreas de educação, saúde, assistência social, Conselho Tutelar, hospitais, Delegacia de Polícia, Ministério Público, Poder Judiciário, serviços de acolhimento, conselhos de direitos e demais órgãos.